COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO? Quais ERROS me fizeram passar em 1º lugar? – Djus – Prof. Douglas Silva

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO?

1º GRANDE ERRO

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO? Em primeiro lugar, vejamos o contexto em que me encontrava quando iniciei no “mundo dos concursos públicos”. Estudante oriundo de escola publica, com nenhum concursado na família, com filhos e tendo que conciliar trabalho com estudo. Assim, realmente, não era muito fácil achar que tinha condições de ser juiz concorrendo com outras pessoas que não tivessem esses “obstáculos”.

Dessa forma, foi por não ter acreditado em mim no início, subestimando minha capacidade, achando que os outros eram sempre melhor do que eu, seja porque alguns não trabalhavam e tinham mais tempo para estudar, seja porque eram oriundos de escolha particular, que fiquei 07 anos sem iniciar um curso superior. 

Somente aos 25 anos é que comecei a cursar Direito. Mesmo assim (mantendo em parte o 1º grande erro), tinha como meta ser apenas Técnico do TRF (que é um cargo excelente, claro). Acreditando que não poderia ir além disso (Ex.: ser juiz, promotor, delegado, etc.), pois, casado, com filhos, trabalhando e estudando e oriundo de escola pública, certamente “não teria condições de concorrer” com alunos de escola particular, sem filhos e que só estudavam (esse era meu pensamento).

 

AS TÉCNICAS DE ESTUDO

Esse foi meu grande engano, desenvolvi formas de estudar direito (corretamente), com métodos e estratégias adequados, otimizando tempo e o conteúdo. Percebi após alguns meses que, às vezes, 02h de estudo por dia (se estudados de forma correta) pode ser melhor do que 08h do seu concorrente, ainda que você trabalhe e estude, tenha filhos e seja oriundo de escola pública.

Nesse passo, acredito que decolei nos estudos. Já no fim do 1º ano da faculdade, passei para Técnico do Banco Central – BACEN. Em seguida, no fim do 2º ano, fui aprovado em 1º lugar para Técnico do TRF 5. Depois, mesmo sem ter chegado à metade do curso superior, passei para Delegado de Polícia, sendo que na primeira fase fiquei em 14º lugar.

A partir daí, foi que comecei, realmente, a acreditar em mim, superando esse meu 1º grande erro, passando por diversas outras aprovações (vou contar mais adiante os detalhes de como foi cada uma delas) até chegar a passar, mais uma vez, e em 1º lugar, para Juiz de Direito.

Portanto, se você também cometeu ou está cometendo esse mesmo erro que eu, acorde, levante a cabeça, acredite em você, siga em frente e faça sua parte que a aprovação será fase certa na sua vida.

Aprenda como estudar para concurso público que chegará tão longe quanto cheguei e estou aqui para passar tudo que aprendi durante toda essa trajetória.

 

Prof. Douglas Silva
CLIQUE para saber mais.

DOUGLAS JOSÉ DA SILVA

– Professor do EMAGIS

– Juiz de Direito do TJPE

– Ex-Juiz de Direito do TJCE

– Ex-Oficial de Justiça Federal

– Ex-Delegado de Polícia

– Ex-Servidor do Banco Central-BACEN

– Ex-Sargento do CBMPE

– Ex-Soldado do CBMPE

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO?

BAIXE SEU EBOOK

É GRÁTIS

Para aprender mais RECOMENDO:

informativo stf stj djus

Deixe uma pergunta que responderei em breve